NOTÍCIAS
Conselho do Idoso propõe mapeamento das condições de vida do segmento, subsidiando políticas públicas
A pesquisa teria como objetivo elaborar diagnóstico e mapear as condições de vida e de acesso a equipamentos
O Conselho Municipal de Direitos da Pessoa Idosa (CMDPI) fez balanço de iniciativas e projetos em andamento durante a reunião realizada em 25 de julho, no plenário da Câmara de Atibaia. Com roteiro a cargo da presidente do conselho, Mara Valente, um dos temas mais importantes foi a proposta de mapeamento de condições de vida e demandas da população idosa em Atibaia, a partir de termo de referência a ser desenvolvido pela administração municipal.
A pesquisa teria como objetivo elaborar diagnóstico e mapear a população idosa, suas condições de vida e de acesso a equipamentos, além de levantar prioridades e áreas de interesse desse segmento, de modo a subsidiar o planejamento e as políticas públicas.
Outra iniciativa relevante é o projeto do Executivo que criaria o Programa Municipal de Transferência de Renda aos Idosos. A ideia é possibilitar a participação de idosos do município no acolhimento do público usuário de espaços da Prefeitura. Não haveria vínculo empregatício, mas os participantes poderiam receber complementação de renda no valor de dois salários-mínimos, por quatro horas diárias de dedicação.
Os presentes à reunião tiveram acesso também ao relatório atualizado das dotações orçamentárias aplicadas neste ano em benefício dos idosos e também a relação dos idosos em situação de rua (Centro Pop).