NOTÍCIAS
Prefeitura diz em nota que é falso o vídeo sobre cartilha que dá dicas para uso de drogas a moradores em situação de rua
Imagens que ligam a prefeitura a suposto material de apologia ao uso de entorpecentes foram espalhadas através de vídeo que circula nas redes sociais
Foto: redes sociais
A Prefeitura de Atibaia informa que o vídeo que circula nas redes sociais que liga o poder público municipal a uma cartilha que ensina o uso de drogas e dá “dicas” sobre como consumir entorpecentes é falsa.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
O vídeo diz que uma cartilha seria distribuída aos moradores em situação de rua com informações sobre a forma de utilização de substâncias psicoativas.
O material compartilhado existe, porém, as imagens foram utilizadas fora do contexto.
Nota oficial explica o caso
A Prefeitura de Atibaia através de sua Assessoria de comunicação explicou que as imagens utilizadas no vídeo fazem parte de um treinamento interno para equipes da Secretaria da Saúde e tem como objetivo reduzir os danos e preservar a vida de usuários que já enfrentam o vício das drogas.
Segue abaixo a explicação oficial da Prefeitura de Atibaia.
“A Prefeitura de Atibaia refuta a FAKE NEWS propagada de forma irresponsável pelas redes sociais citando que uma cartilha seria distribuída aos moradores em situação de rua com informações sobre a forma de utilização de substâncias psicoativas.
O que ocorreu, na verdade, foi um treinamento interno para equipes da Secretaria Municipal de Saúde, que, seguindo todo o protocolo dos órgãos reguladores, foram capacitadas para atender esta população.
Na ação, foram apresentadas as diversas substâncias e as estratégias para apoiar os usuários, inclusive, seguindo a política nacional de redução de danos, que visa mitigar os riscos de overdose e abstinência severa que causa sequelas neste público.
Portanto, a Prefeitura reforça que o Consultório na Rua, assim como os demais equipamentos da rede psicossocial como o CAPS AD, consiste em uma importante política pública de Atibaia para as pessoas em vulnerabilidade, e que presta relevantes serviços a população.
A Prefeitura de Atibaia lamenta o episódio e salienta que divulgação de notícias falsas é crime. A Administração Municipal estuda medidas para que os responsáveis por sua propagação sejam identificados e punidos.
A Prefeitura de Atibaia lamenta o episódio e salienta que divulgação de notícias falsas é crime. A Administração Municipal estuda medidas para que os responsáveis por sua propagação sejam identificados e punidos.”