NOTÍCIAS
Vereador apresenta projeto para facilitar adoção de crianças e adolescentes
Hoje, existem no país 4.943 crianças disponíveis; os pretendentes chegam a 34.176 pessoas, sendo 54 candidatos em Atibaia
Foto: Câmara Municipal de Atibaia
O vereador Lucas Garcia solicitou o apoio dos nobres pares da Câmara, durante a sessão de 18 de fevereiro, para seu projeto sobre a criação da Semana Municipal de Conscientização e Apoio à Adoção, a ser realizada anualmente entre os dias 21 e 28 de maio, em alusão ao Mês da Adoção.
✅ Clique aqui para seguir o canal do Portal Atibaia News
Os objetivos são, entre outros, os de promover a orientação de pais em processo de adoção, preparando-os para a chegada da criança; apoiar e acompanhar os pais que já adotaram, auxiliando-os na superação dos desafios inerentes ao processo adotivo; contribuir para a melhoria das condições de desenvolvimento saudável das crianças em situação de vulnerabilidade; e estimular a conscientização da sociedade sobre a importância da adoção de crianças e adolescentes.
Para concretizar o projeto, o vereador Lucas Garcia citou que o Poder Público Municipal poderá firmar convênios e parcerias para ampliar as atividades voltadas à adoção e ao Programa Ninhal; e pleitear recursos junto a órgãos governamentais e outras entidades para a execução de projetos e programas de apoio à adoção, entre outras possibilidades.
Para conceituar o tema, além de seu fundamento legal e social, o vereador citou exemplos dos textos sagrados, que fundamentam pela fé os princípios da adoção. Pelo Sistema Nacional de Adoção, existem hoje 4.943 crianças disponíveis para adoção. Entre crianças e adolescentes, são 6.052 casos em processo de adoção, aguardando o encerramento da documentação. Os pretendentes à adoção chegam a 34.176 pessoas; sendo 54 em Atibaia.
Ainda não foram incorporados ao sistema as crianças e adolescentes acolhidos e encaminhados a entidades especializadas. O Judiciário busca o reencaminhamento desses casos às famílias de origem, mas o cuidado resulta frequentemente no adiamento da adoção. "Quanto mais tempo passa, menores ficam as chances de adoção para essas crianças e adolescentes", alertou Lucas Garcia.