NOTÍCIAS
O "Moti" é um dos destaques da Festa das Flores e Morangos de Atibaia
Bolinho feito de arroz é um dos doces mais tradicionais do Japão e é sinônimo de sorte e prosperidade
Texto: Armando Teixeira
Reportagem e colaboração: Adrina Costa
Se você visitar a praça de alimentação da Festa das Flores e Morangos de Atibaia, certamente irá notar a presença de pessoas vestidas de quimono e batendo com marretas de madeira uma massa branca muito bonita e fofinha.
Essa é a barraca do Moti (ou Mochi) um tradicional bolinho japonês que geralmente é consumido como doce, mas pode também fazer parte de pratos salgados, como sopas e caldos.
O diretor de eventos da ACENBRA (Associação Cultural Nipo Esportiva Brasileira de Atibaia), Nelson Kenji Kunitake explica que bolinho é uma tradição que reúne a família e está relacionado com a sorte e prosperidade.
“O Moti, que também é conhecido como “bolinho da sorte” é uma tradição no Japão e feito em épocas de comemoração, principalmente no final do ano, como sinal de prosperidade. Essa tradição reúne os familiares, geralmente é avó quem prepara, e os filhos e netos ajudam a socar o arroz que é cozido no vapor, amassado no pilão e batido com martelos de madeira”.
Quem visitar a Festa das Flores e Morangos vai encontra várias opções do Moti, entre elas é claro a que traz o morango como recheio.
“O Moti pode ser recheado com doce de feijão, morango e artemísia. Temos também o Botamochi, que o arroz é menos amassado que o mochi, e é coberto com o anko”. Explica Kenji.
Ainda segundo o diretor da ACENBRA o mais popular é o “Shiro Moti” que é o bolinho de aaroz que pode ser preparado frito ou assado e depois temperado com açúcar e molho shoyu, ou ainda utilizado em sopas e pratos quentes.
Ficou curioso? Visite a barraca do Moti na Festa das Flores e Morangos de Atibaia.